Lazer em Canela

Independente da idade do visitante, em Canela o que não faltam são opções de lazer.

Um dos lugares centrais da cidade e que também é um dos pontos turísticos mais conhecidos do país é a Catedral de Pedra. Uma igreja majestosa, de conceito arquitetônico gótico, ao seu redor, em qualquer época do ano ou qualquer hora do dia haverá alguém visitando ou tirando fotos desta Catedral.

Para quem gosta de curtir momentos próximos da natureza, o Parque do Caracol e o Parque da Ferradura são paradas obrigatória. Nestes lugares o contato com a natureza e com os animais silvestres são intensos. Nestes parques há a disponibilidade para fazer trilhas, caminhadas, ou espaços propícios para um piquenique ou um lanche no meio da tarde.

Os Bondinhos Aéreos Parques da Serra, em Canela, dão uma vista privilegiada da Cascata do Caracol. Este é um passeio inesquecível e emocionante.

Também na direção do Parque do Caracol está o Castelinho. Trata-se de uma casa museu construída por uma das primeiras famílias de origem alemã que chegaram na região. Esta construção se tornou conhecida pelo fato de não ter utilizado nenhum prego nas paredes. No interior da casa, o visitante aprende sobre a vida no campo, os instrumento de uso, as vestimentas e a história desta família. Na cozinha funciona hoje uma casa de chá. A dica é aproveitar para tomar uma bebida quente e comer um pedaço de uma deliciosa torta de maçã, a apfelstrudel.

Para os jovens e aventureiros, Canela conta com vários parques para a prática de esportes radicais, entre eles o Alpen Park. Entre as atividades disponíveis então: escalada, tirolesa, arvorismo, trenó e muito mais. Diversão certa!

Ultrapassando qualquer faixa etária, na cidade o turista tem a possibilidade de conhecer o Museu do Automóvel, Museu da Moda, Museu dos Beatles e o Mundo à Vapor.

No centro, próxima a Casa de Pedra, está a Locomotiva. A estação de trem de Canela começou a funcionar em 1924, mas em 1963 foi desativada. No entanto, originária da Bélgica, a locomotiva Double Enders, permanece lá e se tornou ponto de atração para turistas que ali param para tirar fotografias.

Neste mesmo lugar está a Casa do Artesão, com as mais diversas peças feitas por moradores canelenses, com muita atenção e capricho. A Casa de Pedra, ao lado da locomotiva, recebe com frequência exposições que são abertas ao público.

O Parque do Dinossauro e Terra Mágica Florybal são lugares lúdicos onde crianças e adultos se divertem através de universos mágicos.

Eventos na Região




Sonho de Natal

Um espetáculo mágico que impressiona a todos, o Sonho de Natal é um grande evento que acontece todos os anos na cidade de Canela.

É o mundo dos sonhos e das inspirações que surge na cidade e que deixa todos emocionados. O Sonho de Natal acontece entre novembro e janeiro e durante este período a cidade recebe decoração especial, com iluminação diferenciada e muitas atrações.

A abertura da programação do Sonho de Natal é um espetáculo sem igual. Acontece em frente a magnífica Catedral de Pedra. E para além das apresentações de dança, música e acrobacias, ainda acontece a descida do Papai Noel pela torre da Igreja e show de fogos, num espetáculo pra ficar de boca aberta.

Durante este período Canela apresenta vários espetáculos de temática natalina. Entre eles estão, Auto do Natal que acontece no Multipalco, este show narra o nascimento de Jesus Cristo, numa apresentação que une música e teatro. Outra grande atração é o Christmas in Concert, um evento divertido e descontraído que une o melhor dos grandes nomes da música mundial como Frank Sinatra ao encanto das músicas tradicionais natalinas, este espetáculo acontece desde 2013, também no Multipalco. Com um show que une música, orquestra, dança, acrobacias e pirotecnias, Simplesmente Natal é uma atração que emociona e que ocorre em frente a Catedral de Pedra de Canela.

Assim como Canela, a cidade de Gramado realiza anualmente o Natal Luz que possui uma ampla programação de shows, apresentações e desfiles, além de uma decoração maravilhosa que se espalha por toda a cidade.

Pelos fato de as duas cidades serem próximas, Gramado é de fácil acesso para quem se hospede em Canela.



Festival de Cinema

O grandioso Festival de Cinema acontece em Gramado a mais de 40 anos e ano após ano vem ganhando mais destaque e despertando maior interesse. Este evento move a cidade de Gramado e a região que se tornam ainda mais glamurosas e que durante este período respiram e se inspiram pela sétima arte.

O evento acontece todos os anos entre os meses de agosto e setembro e atrai grandes nomes do cinema nacional e internacional. Entre este período, neste lugar onde se reúnem os maiores nomes do cinema brasileiro. O evento ocorre no Palácio dos Festivais, em frente a Rua Coberta, no centro da cidade.

Durante os dias de evento há uma programação vasta de competição em curta brasileiro e curta gaúcho, e longa brasileiro e longa gaúcho, entrega de prêmios e homenagens a personalidades importantes do cinema.

O Festival de Cinema tem um peso importante para o desenvolvimento da arte cinematográfica do país e neste evento há um envolvimento de toda a comunidade Gramadense, como estudantes, pesquisadores e jornalistas. Além de atrizes e atores, diretos e produtores que veem até a cidade. Também por este motivo, o evento tem chamado atenção de nomes famosos da televisão brasileira, além de representantes de vários países da América Latina.

Além disso, durante este período, na cidade de Gramado, acontecem várias festas, atraindo o público jovem.

Para quem se hospeda em Canela, o acesso a cidade de Gramado é muito fácil. O percurso de 7km que pode ser feito de carro ou de táxi, ou então de vinte em vinte minutos há ônibus que sai de Canela a Gramado, assim como o trajeto inverso - Gramado à Canela.

Conheça mais sobre a sétima arte e aprecie esta grande atração que é o Festival de Cinema de Gramado.



Páscoa em Canela

Charmosa por natureza a cidade de Canela fica ainda mais encantadora e graciosa durante o período da Páscoa.

O universo dos coelhinhos desperta as crianças para o universo lúdico, os adultos se impressionam com as decorações e com as delícias de chocolate, a cidade inteira vive os encantos da Páscoa.

Com uma programação diferenciada, a Páscoa em Canela envolve atividades para crianças, decoração na cidade toda onde os coelhos se espalham em todas as direções, na praça e nos canteiros e as calçadas enchem-se de cor e graça, além de ter muito chocolate e mais.

Durante esta época de ano, devido a mudança de estação, quando começa a fazer dias mais frios a região torna-se ainda mais charmosa e outonal, afinal nesta época as folhas dos plátanos começa a ganhar um tom de amarelo ouro maravilhoso e caindo pintam as ruas.

Entre as atrações religiosas da Páscoa em Canela estão o Tenebrae - Ofício das Trevas, um espetáculo inspirado no Ofício das Trevas e que acontece na Catedral de Pedra. Paixão de Cristo que conta um pouco sobre os ensinamentos e a passagem da ressurreição de Cristo. Além de Procissão e Missa Pascal. Estas são algumas atrações que costumam acontecer Canela, durante a Páscoa.

Para as crianças, a cidade de Canela habitualmente realiza o Coelho Contador de Histórias e a Casa dos Coelhos Malucos.

Além disso as lojas de chocolate fazem decorações especiais para esta época do ano. E os incontáveis tipos de chocolate em ovos, coelhos e cestas são atrações à parte. a família inteira se delicia com os saborosos chocolates artesanais.

E para quem se hospeda em Canela vale dar uma passadinha pela cidade de Gramado e conferir uma também divertida programação de Páscoa.

A Páscoa em Canela é cheia de encantos e repleta de chocolate, um evento para a família toda se divertir.

/* TAG DO GOOGLE ANALYTICS: */