Cidade das Hortências

Situada na região serrana do estado do Rio Grande do Sul, também conhecida como Região das Hortênsias, a cidade de Canela é uma linda cidade que tem encantado e atraído novos turistas ano após ano.

De fato, as hortênsias enchem de graça e cor esta cidade. Canela é graciosa e de grande charme, Além disso, a cidade de Canela possui a facilidade de acesso para outras cidades da Serra Gaúcha. Ela está a 7 quilômetros da cidade de Gramado e a 29 quilômetros de Nova Petrópolis. E também fica a 24 quilômetros da cidade de São Francisco de Paula.

Canela é apaixonante para quem vem pela primeira vez, sendo muito comum encontrar pessoas do Brasil inteiro que vem a visitá-la todos os anos. Tamanho é o gosto que tem pela cidade e pela região.

Para quem busca tranquilidade, passeios para serem feitos sem pressa, contato com a natureza, bons restaurantes, cafés e padarias, a cidade de Canela é a alternativa acertada para a família toda. Está sempre pronta para atender as necessidades e os anseios de todos os públicos. De crianças até idosos é capaz de agrada à todos.

Cheia de encantos e belezas, Canela espera você e sua família para viver dias incríveis!

Catedral de Pedra

Construída ao estilo gótico inglês a Catedral de Pedra de Canela teve o início de sua construção no ano de 1953 e é considerada hoje uma das mais exuberantes atrações de Canela e da Serra Gaúcha.

Esta construção que é revestida em pedra basalto possui uma torre de 65 metros e, por isso, é possível vislumbrá-la dos pontos mais distante da cidade. Além disso, a Catedral tem 12 sino de bronze que ficaram por muito tempo fora de funcionamento. Mas a partir do ano de 2005 voltaram a funcionar.

Seu interior não desentoa da beleza das formas externas. No altar há uma representação da Santa Ceia que foi esculpida exclusivamente para este espaço. Ainda no altar da Catedral de Pedra, feitos em madeira e argila, estão quadros que representam a Via Sacra de Jesus, do escultor Pablo Orona Herrera. E, ainda, há os brasões de quatro evangelistas, que são eles Marcos, Mateus, João e Lucas. Além de painéis pintados pelo artista Marciano Schmitz, que contam a história da aparição de Nossa Senhora.

Está grande obra humana foi escolhida, em 2010, como uma das sete maravilhas do Brasil, pelo site de notícias Terra.

Está no ponto central da cidade de Canela e ao seu redor prevalece uma paisagem sempre florida e colorida. A Catedral de Pedra está a poucos passos da Pousada dos Anjos, numa das melhores regiões da cidade.

Além disso é na Catedral de Pedra que acontecem grandes eventos como a descida do Papai Noel da torre durante a abertura do Sonho de Natal, um grande espetáculo natalino que acontece entre novembro e janeiro.

Inverno em Canela

A cidade de Canela é bela em qualquer estação do ano, mas no inverno torna-se ainda mais encantadora. O clima frio faz esta cidade ser ainda mais romântica, pois durante esta época do ano ela abre as portas para a Temporada de Inverno, recebendo decoração específica e programação diferenciada e deixando os turistas ansiosos com a perspectiva de neve.

E a decoração feita com guarda-chuvas próxima a Casa de Pedra e da Locomotiva já é famosa e muito conhecida. Outro grande momento deste período do ano são os músicos que tocam ao ar livre, no centro da cidade. Durante um passeio, será inesquecível tirar uns minutinhos para apreciar os bons artistas locais.

Cultura e Atrações

Para quem aprecia atrações culturais, atividades diferentes, espaços alternativos, Canela é uma cidade que se destaca neste sentido. Aqui há atrações e atividades para toda a família e para todas as idades. Canela agrada sem fazer ressalvas.

Esta é uma cidade indispensável para quem gosta de passeios, lindas vistas e ambientes verdadeiramente únicos. Afinal, Canela dispõe de uma ampla lista dos mais variados tipos de restaurantes, de ambientes inovadores e diferenciados como é o caso do Restaurante Magnólia que une cinema, bar e gastronomia, ou o Empório Café. A cidade possui gastronomia de todos os tipos e para todos os gostos.

Canela, com uma população de pouco mais de 40 mil habitantes, é considerada de pequeno porte, muito tranquila e segura. Mas sendo sendo considerada um município, possui uma infraestrutura diferenciada quando comparada a outras cidades do país.

Arquitetura e Belezas

A arquitetura desse lugar é fortemente influenciada pela cultura alemã e italiana, por isso as construções da cidade possuem esta referência, que combinam magistralmente com a sua paisagem natural. Os altos plátanos que vão mudando de cor e de forma ao longo do ano e os canteiros floridos deixam sua graça pelas ruas e calçadas.

Tão bela quanto ao centro, a paisagem interiorana da cidade também é única. Para quem é apreciador da natureza e que gosta de se surpreender e de perder o fôlego com lindas vistas, vale a pena conhecer a zona rural de Canela. Tamanha é a beleza destes lugares, que muitos deles serviram como cenários de gravação para filmes, novelas e minisséries.

Castelinho

Para quem gosta de referências ao passado e de conhecer a história de um lugar e de pessoas o Castelinho é uma das atrações da cidade de Canela que não pode ficar de fora do roteiro.

Esta charmosa casa foi construída em madeira de araucária, nativa da região, entre os anos de 1913 e 1915 pela família Franzen. É uma das primeiras casas que foram erguidas nesta localidade e o seu diferencial e curiosidade se dão ao fato de que não foi utilizado pregos nas paredes, de forma que estas são encaixadas e parafusadas.

Ao todo são 18 cômodos e a casa foi levantada em formato de castelo, por isso seu nome. Além das acomodações como sala, banheiro e cozinha, esta casa possui uma sala de costura e no último patamar há uma torre que dá para uma vista de 180°. Foram nestes cômodos que a família de Carlos Franzen e Luiza Sommer e seus seis filhos viveram.

O Castelinho é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Canela, todos os cômodos podem ser conhecidos. Assim o visitante tem a oportunidade de saber um pouco mais sobre esta família, uma vez que ainda se guardam muitos dos seus utensílios e das vestimentas, que estão preservados.

Cascata Caracol

Conhecida pelas belezas naturais, a cidade de Canela possui várias atividades que possibilitam o contato com a natureza, além dos parques. Entre estes está o Parque do Caracol, um dos mais conhecidos cartões postais da região.

Atraindo milhares de visitantes todos os anos, o Parque do Caracol é um refúgio da natureza que possui uma vista incrível para a Cascata do Caracol.

A Cascata tem uma queda livre de 131 metros e para os mais aventureiros, há uma escadaria ecológica com 927 degraus que levam ao pé da Cascatal. Um passeio de tirar o fôlego!

Dentro do parque há diversas atividades que o turista pode fazer. São mirantes e observatórios, trilhas passando por cascatas menores e córregos e muita área verde. No parque há um extenso gramado com árvores de sombra que são ótimos lugares para fazer um piquenique ou tomar um chimarrão sem pressa entre amigos. O parque também dispõe de restaurante e lancheria.

Ainda, aqui não será difícil ao visitante se deparar com animais nativos, como os guaxinins.

Para as crianças e os adultos ainda dentro do Parque existe um passeio de trem que durante seu percurso conta um pouco mais sobre as particularidades da região, como as viagens de trem, a história dos primeiros imigrantes que chegaram na região e sobre a natureza local e a necessidade de preservá-la para as gerações futuras.

Para quem quer um pouco mais de emoção os Bondinhos Aéreos Parques da Serra dão uma vista realmente única da Cascata do Caracol.

O Parque do Caracol é de acesso fácil sendo possível chegar de carro, táxi ou ônibus.

Este é um passeio único num dos pontos mais conhecidos de Canela e que guarda a beleza singular da natureza, onde a vegetação, os animais e a atmosfera são preservados e cuidados.

Não deixe de conhecer esse encanto natural que é o Parque do Caracol.

/* TAG DO GOOGLE ANALYTICS: */