Reservas online:
Central de reservas(54) 3282.7164
Atrações de Canela

Catedral de Pedra

Construída ao estilo gótico inglês a Catedral de Pedra de Canela teve o início de sua construção no ano de 1953 e é considerada hoje uma das mais exuberantes atrações de Canela e da Serra Gaúcha.

Esta construção que é revestida em pedra basalto possui uma torre de 65 metros e, por isso, é possível vislumbrá-la dos pontos mais distante da cidade. Além disso, a Catedral tem 12 sino de bronze que ficaram por muito tempo fora de funcionamento. Mas a partir do ano de 2005 voltaram a funcionar.

Seu interior não desentoa da beleza das formas externas. No altar há uma representação da Santa Ceia que foi esculpida exclusivamente para este espaço. Ainda no altar da Catedral de Pedra, feitos em madeira e argila, estão quadros que representam a Via Sacra de Jesus, do escultor Pablo Orona Herrera. E, ainda, há os brasões de quatro evangelistas, que são eles Marcos, Mateus, João e Lucas. Além de painéis pintados pelo artista Marciano Schmitz, que contam a história da aparição de Nossa Senhora.  

Está grande obra humana foi escolhida, em 2010, como uma das sete maravilhas do Brasil, pelo site de notícias Terra.

Está no ponto central da cidade de Canela e ao seu redor prevalece uma paisagem sempre florida e colorida. A Catedral de Pedra está a poucos passos da Pousada dos Anjos, numa das melhores regiões da cidade.

Além disso é na Catedral de Pedra que acontecem grandes eventos como a descida do Papai Noel da torre durante a abertura do Sonho de Natal, um grande espetáculo natalino que acontece entre novembro e janeiro.

 

Castelinho

Para quem gosta de referências ao passado e de conhecer a história de um lugar e de pessoas o Castelinho é uma das atrações da cidade de Canela que não pode ficar de fora  do roteiro.

Esta charmosa casa foi construída em madeira de araucária, nativa da região, entre os anos de 1913 e 1915 pela família Franzen. É uma das primeiras casas que foram erguidas nesta localidade e o seu diferencial e curiosidade se dão ao fato de que não foi utilizado pregos nas paredes, de forma que estas são encaixadas e parafusadas.

Ao todo são 18 cômodos e a casa foi levantada em formato de castelo, por isso seu nome. Além das acomodações como sala, banheiro e cozinha, esta casa possui uma sala de costura e no último patamar há uma torre que dá para uma vista de 180°. Foram nestes cômodos que a família de Carlos Franzen e Luiza Sommer e seus seis filhos viveram.

O Castelinho é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Canela, todos os cômodos podem ser conhecidos. Assim o visitante tem a oportunidade de saber um pouco mais sobre esta família, uma vez que ainda se guardam muitos dos seus utensílios e das vestimentas, que estão preservados.

Todo o espaço ao redor também pode ser visitado como o jardim e as demais construções.

Para quem visita o Castelinho, a parada obrigatória é na cozinha, onde pode se deliciar a tradicional torta de maçã, a apfelstrudel. A que é servida no Castelinho é a receita original da família Franzen. A apfelstrudel pode ser acompanhada de creme de natas, tradicional, ou com sorvete.

Aproveite e tome um delicioso chá que chama o visitante através de seus aromas logo na entrada da Casa.

 

Cascata do Caracol

Conhecida pelas belezas naturais, a cidade de Canela possui várias atividades que possibilitam o contato com a natureza, além dos parques. Entre estes está o Parque do Caracol, um dos mais conhecidos cartões postais da região.

Atraindo milhares de visitantes todos os anos, o Parque do Caracol é um refúgio da natureza que possui uma vista incrível para a Cascata do Caracol.

A Cascata tem uma queda livre de 131 metros e para os mais aventureiros, há uma escadaria ecológica com 927 degraus que levam ao pé da Cascatal. Um passeio de tirar o fôlego!

Dentro do parque há diversas atividades que o turista pode fazer. São mirantes e observatórios, trilhas passando por cascatas menores e córregos e muita área verde. No parque há um extenso gramado com árvores de sombra que são ótimos lugares para fazer um piquenique ou tomar um chimarrão sem pressa entre amigos. O parque também dispõe de restaurante e lancheria.

Ainda, aqui não será difícil ao visitante se deparar com animais nativos, como os guaxinins.

Para as crianças e os adultos ainda dentro do Parque existe um passeio de trem que durante seu percurso conta um pouco mais sobre as particularidades da região, como as viagens de trem,  a história dos primeiros imigrantes que chegaram na região e sobre a natureza local e a necessidade de preservá-la para as gerações futuras.

Para quem quer um pouco mais de emoção os Bondinhos Aéreos Parques da Serra dão uma vista realmente única da Cascata do Caracol.

O Parque do Caracol é de acesso fácil sendo possível chegar de carro, táxi ou ônibus.

Este é um passeio único num dos pontos mais conhecidos de Canela e que guarda a beleza singular da natureza, onde a vegetação, os animais e a atmosfera são preservados e cuidados.

Não deixe de conhecer esse encanto natural que é o Parque do Caracol.